sábado, 4 de fevereiro de 2017

Anel e Pingente de Madeira




Olá amigos, esta é primeira postagem de abertura do Blog.  Onde pretendo mostrar de forma despretensiosa, os pequenos trabalhos que faço de forma artesanal com “Sobras de Madeiras” no tempo vago que tenho. Pretendo desta forma; reunir aqui, os trabalhos que vou colocando em fóruns diversos.

Entre a matéria-prima estão móveis quebrados, caixotes de frutas, sobras de construções, que agora ganham uma nova utilidade.

O material que seria visto como lixo, para se tornar algo desejável. Acima da beleza, o fato de serem peças 100% recicláveis, que reforçam a importância do cuidado com a natureza.

O trabalho não se baseia em técnicas sofisticadas de manufatura da madeira. Pelo contrário, utilizo métodos tradicionais para manusear as madeiras e transformá-las em peças decorativas e de uso geral.

Estou anexando meu último trabalho para a apreciação dos amigos, espero que gostem.  Neste trabalho, estou experimentando mistura de resina com sobras de madeiras.





Nestes projetos, usei "nó de pinus" e resina epoxi para fazer os pingentes.  No anel com pedra azul; foi usado coco, osso e resina epoxi e no outro anel foi usada uma madeira que não conheço (sobra) e resina de poliester.

Gosto muito de usar, sobras de madeiras, que muitas das vezes parecem ser lixo, mas que depois de um capricho, viram belas peças.

Usei por exemplo este pedaço de madeira abaixo:



E depois de muito lixar, colar e misturar com resina, fui dando forma até chegar numa peça atraente!
















Até chegar a forma final.





Um grande abraço a todos


2 comentários:

  1. Muito bom Alfredo! Gostei do blogue. E o fato de você não economizar nas fotos ajuda a compreender e valoriza ainda mais, pois observar o início e ver a finalização lindíssima, é de encher os olhos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Devanil, Obrigado pela visita!
    A quantidade de fotos, é pelo fato de que a fotografia é uma paixão; gosto muito!
    Quanto a sequência de fotos, é para mostrar os erros e acertos na tentativa de dominar a técnica, mostrar e disseminar a forma de fazer, que quando só vemos o produto final, parece ser mais difícil de fazer do que realmente é.

    Abraços,
    Alfredo

    ResponderExcluir