domingo, 12 de fevereiro de 2017

Pingente de Madeira com Resina

Destes 4 pingentes; já postei como foram executados estes dois que estão a direita na foto.  Os 4 foram feitos de "Sobras de Madeiras" de pinus e resina epoxi.

O que difere na execução destes 2 que estão a esquerda na foto, é o fato de que em vez de usar o "nó de pinus" e resina, foi usado o processo inverso, ou seja; a ausência do nó, e preenchido a cavidade da falta dele com resina.  Sendo que neste que está na parte de baixo, usei umas sementes "insertadas".

A sequência de fotos abaixo será longa, é quase um passo à passo, desde a madeira bruta até a peça final.












Como já comentei antes; vejam a partir do molde que usei, o desperdício de resina pelo fato de usar um molde grande e inadequado.  Como não foi planejado de uma forma mais consciente, e sim mais na vontade de fazer.  É claro que tudo passa a ser um aprendizado, nem que seja de como não fazer da próxima vez. 



Outra coisa que aprendi, é que uma peça como esta cheia de cavidade, não deve ser preenchida por resina de uma só vez, pois a resina quando começa a curar, fica borbulhando, e esta bolhas quando secas vão provocar falhas, que irão aparecer no final.

Desta forma deveria ter sido preenchido por etapas; primeiro só a cavidade e só depois de curada a resina, o restante da peça então seria encapsulada.

Aqui está a peça terminada, onde mostra as falhas das quais falei.  Não será difícil de corrigir; basta aplicar uma fina camada de resina, e estará resolvido.




E por final, o outro pingente que contém as sementes.  Aqui não vou colocar todo o processo, pois foi igual o de cima, apenas com a diferença de ser a resina pura, sem corante.



Abraços a todos e até a próxima.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário